top of page

    De acordo com opiniões levantadas em pesquisa realizada junto à comunidade de dipteristas do Brasil em 2019, um dos principais desafios do grupo é a comunicação entre os pares.

     Para sanar esse e outros problemas estamos propondo uma forma de comunicação e ação entre os pesquisadores que trabalham com Diptera no país, a Rede de Dipteristas do Brasil, uma organização constituída por uma estrutura organizacional em rede baseada nos princípios da autogestão.

      A autogestão é uma forma de organização social baseada na cooperação entre pessoas, que prevê que todas as decisões relativas à gestão de uma atividade são direta e igualitariamente tomadas por todos que dela participam, em regime de democracia direta.

     Como tal, a Rede de Dipteristas do Brasil deverá ser uma agregação não hierárquica de indivíduos que cooperam para alcançar objetivos comuns, incluindo, mas não se limitando a fomentar a comunicação entre os pares.

Diretivas de funcionamento

  1.  A Rede deverá funcionar por adesão livre, de forma inclusiva e sem nenhuma cobrança de taxas.

  2.   A Rede deverá promover formas de comunicação entre seus membros para troca de informações sobre oportunidades de desenvolvimento profissional, material para estudo, entre outras informações pertinentes para a comunidade ou subconjuntos desta.

  3.   A Rede deverá discutir e promover ações para enfrentar quaisquer problemas que afetem a comunidade como um todo ou parte de seus membros. Por exemplo, ações para desenvolvimento profissional, como treinamentos, capacitações, eventos, elaboração de documentos técnicos, entre outros.

  4.    A Rede deverá diagnosticar periodicamente avanços e desafios a serem trabalhados.

  5.    Para a discussão ou resolução de assuntos específicos, poderão ser criados grupos de trabalho (GTs) que funcionarão por tempo determinado. Cada GT deverá ser formado por indivíduos voluntários que representem a diversidade dos membros da Rede, de acordo com as competências e possibilidades individuais. Por exemplo, um GT de comunicação pode ser formado por três meses para avaliar e propor as formas e ferramentas de comunicação a serem utilizadas pelos membros da Rede, e deverá ser constituído por estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Quem somos?​

       Um grupo de estudantes, residentes de pós-doutorado, pesquisadores e professores brasileiros ou estrangeiros que atuam no Brasil e que trabalham nas mais diversas áreas das ciências biológicas que envolvem os insetos da ordem Diptera.

        MISSÃO: Promover um espaço de integração e convergência, troca de informações/experiências, debate e ação entre pessoas envolvidas no estudo da ordem Diptera, de forma a fomentar o crescimento e fortalecimento da comunidade.

        VISÃO: Construir uma articulação funcional e horizontal entre os membros que compõem a Rede de Dipteristas do Brasil para promover o estudo e a difusão do conhecimento desse grupo de insetos.

        VALORES: Integração, promoção do conhecimento, comunicação, horizontalidade, autogestão.

bottom of page